Extras Cap.8

Capítulo 8

Vigilância em saúde do trabalhador.

Simone Alves dos Santos (DVST-SP)
Alessandro José Nunes da Silva (CEREST)
Luiz Felipe Silva (UNIFEI)

 

 

 

Cine Trabalho:

 

Atividade 1:

Assista e explore o documentário Linha de corte (Brasil, 2013), direção e roteiro do professor da UFRJ José Roberto (Beto) Novaes. Ele mostra o impacto do sistema de pagamento por produção na saúde do trabalhador rural, desnudando a precariedade do trabalho no interior dos canaviais das modernas usinas paulistas, cenário de pouca visibilidade social. Diante deste contexto, responda:

  1. Em quais etapas do documentário você identifica a participação da engenheira e do engenheiro?
  2. Monte um quadro das formações de engenharia e suas atividades desenvolvidas na cadeia produtiva do setor canavieiro nas seguintes fases: plantio e colheita, transporte da matéria prima, indústria e produção, distribuição do produto e resíduos.

 

Atividade 2:

Assista e explore o documentário Mulheres das águas (Brasil) ,direção e roteiro do professor da UFRJ José Roberto (Beto) Novaes. Ele apresenta o retrato da vida e da luta das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil. O modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição de grandes indústrias e pelo turismo predatório, causadores de danos ao ecossistema. O documentário destaca o engajamento e a resistência dessas mulheres em busca da preservação e demarcação dos territórios pesqueiros, manutenção e ampliação dos seus direitos sociais, melhoria das condições de trabalho e da saúde. Diante deste contexto, responda:

  1. Que determinantes e condicionantes você identifica na vida diária das pescadoras dos manguezais?
  2. Como é a atividade de trabalho das pescadoras nos manguezais? Qual o sentido do trabalho para elas? Quais são as implicações para a saúde das trabalhadoras? O avanço tecnológico na região está contribuindo com as pescadoras nos manguezais? Qual o impacto das mudanças no meio ambiente para a sobrevivência das trabalhadoras?

 

Atividade 3:

Assista e explore o documentário Nuvens de veneno (Brasil, 2013), direção e roteiro do professor da UFRJ José Roberto (Beto) Novaes. Ele  apresenta as várias atividades de pulverização de agrotóxico em uma área em que os problemas gerados ultrapassam o local de trabalho. Portanto responda:

  1. Qual é o impacto na vida da população de grupos mais vulneráveis como idosos, crianças, gestantes e nutrizes?
  2. Quais os impactos referentes à contaminação do ar, de mananciais de água, solos, das plantas, outras lavouras, à animais?
  3. Em que fases deste processo existe o profissional de engenharia?

 

Vamos agir:

Atividade 1 – Acesse o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas (link) e responda:

  1. Cite os cinco estados que apresentam os maiores números de trabalhadores explorados no trabalho escravo?
  2. Quais as cinco ocupações mais frequentes encontradas na exploração do trabalho escravo?
  3. Qual a raça do trabalhador mais explorado e a porcentagem?
  4. Quais os setores econômicos mais frequentemente envolvidos?
  5. Qual a porcentagem de escolaridade destes trabalhadores explorados?

 

Atividade 2 – Acessar a Plataforma SmartLab (link) e selecionar Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, Perfil dos Afastamentos – INSS.

Nesta janela, a aluna ou o aluno terá acesso às seguintes informações: afastamentos por agravo; afastamentos por causas externas; afastamentos conforme os tipos de doenças; afastamentos conforme a classificação internacional de doenças; afastamentos conforme a classificação internacional de doenças – código; atividades econômicas; e ocupações (CBO).

  1. Para pesquisar sobre afastamentos no INSS por LER/Dort no Brasil selecione a localidade “Brasil e em atividades econômicas digite na Categoria CID “osteomuscular e tecido conjuntivo”. Neste momento será apresentado o resultado da frequência de afastamento Brasil (B91 e B31) referente a LER/Dort de todas as categorias do setor formal com vínculo na

Para maior aprofundamento na pesquisa de (LER/Dort) selecione em atividades econômicas os CBOs “magarefe e abatedor”, ocupações encontradas nos frigoríficos que possuem altos indicadores de afastamento por LER/Dort. O resultado apresentará a frequência de afastamentos no Brasil (B91 e B31) por LER/Dort para as funções de magarefe e abatedor.

 

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