Dedicatória

TRABALHADOR: MARIDO, PAI, TIO, AVÔ, AMIGO…

José Miguel Celestino

Apesar do tempo, a perda se faz presente no dia-a-dia da família e dos amigos que reconheciam em José Miguel Celestino um trabalhador exemplar, cuidadoso, preocupado com a segurança dele e dos colegas.

Ao serem perguntados o que sentem, ouvimos que “o mundo perdeu um grande homem e nós o melhor ser humano que tivemos felicidade de chamar de esposo, pai, vovô, tio, amigo…” e ainda que “foste embora e não deixaste aviso, foi tudo tão rápido triste, um momento que mudou nossas vidas”.

Acidentes de trabalho fatais não podem ser tratados como estatísticas ou mera fatalidade. São histórias de vidas interrompidas que impactam famílias inteiras. Netos e netas que não conhecerão ou não terão a alegria da convivência com seus avós. Companheiros e companheiras, esposas e maridos que não terão seus parceiros ao lado para enfrentar a vida. Filhos e sobrinhos que perdem seus exemplos e o apoio para tantas situações. Amigos e amigas que não terão mais aquela companhia especial que tanta diferença fazia nos momentos de lazer.

Mas o trabalho mudou tudo. Sim, trabalhar pode ser algo prazeroso, dignificante e recompensador. Mas, infelizmente, pode ser a causa de muita tristeza e dor.

O livro Engenharia do Trabalho é dedicado em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras que dão vida ao trabalho e, em especial, para aqueles que apesar disto, sofrem, se machucam ou adoecem ao realizar o seu ofício.

Representamos todos e todas na pessoa do Sr. José Miguel Celestino: carpinteiro em Piracicaba-SP, era pai, avô, marido, tio, amigo e colega de trabalho – faleceu no ano de 2015, após um acidente de trabalho.