Capítulo 7
Acidentes e doenças: violência no cotidiano dos trabalhadores.
Maria Maeno (Fundacentro)
Daniela Tavares (Fundacentro)
Trabalho para nota:
1) Estabelecer um paralelo entre situações de vida e trabalho na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, dos aborígenes e mestiços na Austrália no século XX e do Brasil contemporâneo. Semelhanças e diferenças. Violência estrutural e institucional em diferentes épocas e locais.
- Razão e sensibilidade (Direção: Ang Lee. EUA, 1995). Roteiro escrito por Emma Thompson, com base no romance homônimo de Jane Austen, de 1811. Lançado no Brasil em 1996. Trailer disponível aqui.
- Geração roubada (Direção: Phillip Noyce. Austrália, 2002). Baseado no livro de Doris Pilkington Garimara, intitulado Follow the Rabbit – Proof Fence. Lançado no Brasil em 2003. Trailer disponível aqui.
2) Refletir sobre as condições de trabalho, meio ambiente e a saúde dos trabalhadores no Brasil, adoecimento e responsabilidade do Estado. Lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/Dort). Leitura disponível online:
- MINAYO, M. C. de S. A violência social sob a perspectiva da Saúde Pública. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 10, supl. 1, p. 7-18, 1994. Disponível aqui.
Jornada Extra:
Filmes:
- Carne, osso. (Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Brasil, 2011). Acesse aqui.
- O diagnóstico (Direção: Beto Brasil, 2020). Acesse aqui.
- El call (Direção: Giselle Colômbia, 2012). Refere-se à violência psicológica no trabalho. Expressões contemporâneas no telemarketing e enfrentamentos. Acesse aqui.
Leituras disponíveis online:
- Ministério da Saúde. Dor relacionada ao trabalho: lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort). Brasília, DF, 2012. (Série A. Normas e Manuais Técnicos; Saúde do Trabalhador, 10 – Protocolos de Complexidade Diferenciada). Disponível aqui.
- Manual de Aplicação da NR-17. Elaborado pelo extinto Ministério do Trabalho e era disponibilizado em seu sítio eletrônico, também extinto. Embora não tenha sido localizado nos sítios eletrônicos do governo, no atual momento, se encontra disponível aqui. Recomenda-se a leitura, por sua qualidade técnica e por trazer alguns dados históricos interessantes, que ilustram os diferentes interesses que atuam na construção de uma norma técnica. Quem não conhece o passado, não entende o presente.
- TAVARES, S.; LIMA, C. Q. B. Violências contra trabalhadores adoecidos e instrumentos de gestão: uma relação a explorar. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 81-97, 2019. Disponível aqui.
capítulo anterior | voltar para extras | próximo capítulo