Capítulo 9
História e contexto da segurança do trabalho.
Vitor Filgueiras (UFBA)
Luiz Alfredo Scienza (Auditor Fiscal do Trabalho)
Vamos agir:
Observando o trabalho humano real: O trabalho pode ser um grande indutor da cidadania, mas também meio e fim de uma vida, graças a acidentes e adoecimentos relacionados. A atividade a seguir tem natureza extraclasse, exige a simples observação de uma situação de trabalho real, em sua dimensão humana. O seu objetivo é buscar a empírica identificação dos riscos à saúde dos trabalhadores identificados na atividade, bem como a associação da minimização destes riscos com a adoção de medidas preventivas.
Roteiro: O(a) cursando(a) deve escolher uma atividade de trabalho qualquer, assim compreendida toda aquela executada por indivíduos com “carteira assinada” (CTPS) ou submetidos a contratos temporários, avulsos, profissionais autônomos, informais, ou que prestam serviços a órgãos públicos. É fundamental para o correto desenvolvimento da atividade que apenas uma atividade seja selecionada, mesmo que no mesmo local ou estabelecimento coexistam outras. Por exemplo: a execução de operações de soldagem elétrica de peças metálicas, em bancada; o trabalho do motorista usuário de aplicativos; atividades de uma auxiliar de enfermagem na triagem de pacientes, entre
- Descrever todas as suas etapas de execução da atividade selecionada. Esta descrição deve ser a mais detalhada possível, se desejar, com a coleta de elementos audiovisuais, como filmes e fotografias;
- Para o cumprimento da etapa anterior, é sempre interessante trocar impressões e informações com o trabalhador, professores e colegas ou Em seguida, reconhecer os principais riscos para a ocorrência de acidentes típicos e adoecimentos pelo trabalho: se necessário, usar a rede mundial de computadores para a obtenção de mais informação.
- Após a identificação, a avaliação empírica, propor, para cada risco, medidas cor Importante: a hierarquia para a implantação de medidas preventivas prevê sempre prioridade para medidas de Engenharia, secundariamente, medidas de organização do trabalho e, somente após o esgotamento das alternativas anteriores, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
Cine trabalho:
Documentário Carne e Osso (Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros. Realização: Repórter Brasil, 2011, 65 min.). Retrata a realidade do trabalho em frigoríficos nas Regiões Sul e Centro-Oeste do país. Disponível aqui. Assista ao documentário e sistematize as principais informações e reflexões. E responda ao seguinte questionamento: este trabalho poderia ser realizado de uma forma mais humana, respeitando valores como a integridade das pessoas?
capítulo anterior | voltar para extras | próximo capítulo