Capítulo 18
Breve história e contexto do projeto do trabalho.
Luiz Antônio Tonin (UFSCar)
João Alberto Camarotto (UFSCar)
Jornada extra:
Para conhecer mais sobre o assunto, leia alguns textos citados no artigo:
1. Trabalhos originais de Gilbreth:
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- GILBRETH, B. Motion study: a method for increasing the efficiency of the workman. Nova York: D. Van Nostrand, 1921. Disponível aqui.
- GILBRETH, B. Fatigue study: the elimination of humanity’s greatest unnecessary waste; a first step in motion study. Nova York: D. Van Nostrand, 1919. Disponível aqui.
2. Norma Regulamentadora nº 17, que regulamenta o tema da ergonomia, as prescrições para o projeto de espaços de trabalho:
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- Ministério do Trabalho. Manual de aplicação da Norma Regulamentadora nº 17. 2. ed. Brasília, DF, 2002. Disponível aqui.
- Ministério do Trabalho. Manual de aplicação da Norma Regulamentadora nº 17. 2. ed. Brasília, DF, 2002. Disponível aqui.
3. Aplicações do MTM:
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- ALMEIDA, D. L. M. Análise da aplicação do método MTM em empresas de manufatura: estudo de caso. 2008. Dissertação (mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível aqui.
Cine trabalho:
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Para conhecer mais sobre o projeto do trabalho e sua história, assista ao filme Fome de poder (Direção: John Lee Hancock. EUA, 2016). Dê atenção especial à cena da quadra (iniciada aproximadamente aos 19 minutos do filme), na qual eles projetam os postos de trabalho e o layout de uma rede de lanchonetes. Trailer disponível aqui.
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Para conhecer um pouco mais sobre o advento da linha de montagem, assista ao episódio 5 da série: O século do povo. Ep. 5: 1924 – a linha de montagem (Reino Unido/EUA, 1996). Disponível aqui.
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Outro vídeo interessante, para compreender melhor o advento das células de manufatura e do modelo japonês, é o Lean manufacturing cell. Disponível aqui.
Vamos agir:
Pratique um pouco a análise e o projeto de algumas situações:
Jogo de xadrez: Para exercitar seus conhecimentos do capítulo, pegue um jogo de xadrez (com tabuleiro e peças), peça para um colega (sem planejamento inicial) fazer a montagem das peças em suas posições exatas para se iniciar a partida. Filme a situação e avalie o tempo necessário para realizar a tarefa (utilize os recursos do celular).
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