Extras Cap.15

Capítulo 15

Cognição e Trabalho.

Renata Bastos Antipoff (IFMG)
Raquel Guimarães (COPASA)

 

Cine trabalho:

  • Assistir à entrevista com o professor Beto Novaes, no canal Ergonomia da Atividade – disponível aqui. No vídeo ele fala da análise intrínseca sem usar esse nome ao dizer que seu método é aprender a olhar o trabalho pelo olhar do trabalhador ou da trabalhadora. E, na sequência, assistir aos seus documentários para tentar apreender esse olhar, focando na inteligência prática dos trabalhadores e das trabalhadoras.
  • Assistir ao filme Sully: O Herói do Rio Hudson. (Direção: Clint Eastwood. EUA, 2016) para ilustrar o conflito entre uma visão intrínseca (a lógica imanente da ação do piloto durante o acidente) e as visões extrínsecas que buscam culpabilizá-lo. Analisar os argumentos de ambos os lados e tentar descrever como se articularam os aspectos do curso da ação durante a condução do incidente. Trailer disponível aqui.

 

Jornada extra:

Ler o texto A banca, do livro Greve na fábrica, de Robert Linhart (Paz & Terra, 1978), para conhecer um exemplo de análise e intervenção no trabalho que é oposto à análise intrínseca da atividade. Especificar as diferenças entre elas, ou seja, descrever o que é feito nesta análise e intervenção e explicar por que isso não é uma análise da atividade.

 

capítulo anterior | voltar para extras | próximo capítulo