Extras Cap.14

Capítulo 14

Abordagem ergonômica centrada no trabalho real.

Sandra Gemma (Unicamp)
Roberto Funes (Unicamp)
Flávia Traldi (Unicamp)
Mauro Tereso (Unicamp)

 

Cine trabalho:

A seguir indicamos três vídeos (Canal Ergonomia da Atividade) que auxiliam na compreensão de alguns conceitos importantes oriundos da abordagem ergonômica centrada no trabalho real.

  • Vídeo 1: Após assistir ao documentário O lado de lá da linha: uma história sobre gestão do conhecimento tácito, responda as seguintes perguntas: Para Stella Guimarães, reconhecida nacionalmente na arte do bordado, a máquina de costura tem alma, sendo necessário saber lidar, escutar e até conversar com a máquina quando se costura. Para a artista, é possível adquirir e passar esse conhecimento adiante? De que forma? Pode-se dizer que o resultado do conhecimento compartilhado é sempre o mesmo? Explique. Tente ainda elencar a partir da fala da artista quais as margens de manobra que ela se utiliza para fazer dar certo o trabalho.
  • Vídeo 2: Após assistir o Vídeo “T de tarefa” discuta com seus colegas de sala como pensavam este conceito antes e como ele pôde ser ampliado a partir da visão da ergonomia da atividade.
  • Vídeo 3: Após assistir o Vídeo O mito da postura correta responda: Por que é infundada e reducionista a afirmação de “postura correta”?

 

Trabalho para nota:

  • Quais são os principais elementos que compõem a situação de trabalho?
  • Como você poderia definir tarefa e atividade a partir da leitura, mas também de algum exercício de observação de atividade de alguém? (Talvez você possa observar e conversar com pessoas em diferentes contextos para perceber suas diferentes aplicações).
  • A partir das observações e reflexões da questão anterior, o que você poderia explicitar como sendo modo operatório e margens de manobra na situação estudada?
  • Descreva, a partir das discussões propostas nesse capítulo, qual o papel do(a) engenheiro(a) na concepção ou aprimoramento das situações de trabalho.

 

Jornada extra:

Para que você entenda na prática a distinção entre o trabalho prescrito e o trabalho real, observe por algumas horas alguém próximo a você que esteja executando uma operação simples ou complexa. Nessa observação, anote o que se espera do(a) trabalhador(a) em termos de regras ou normas dadas implicitamente ou explicitamente. Ou seja, escreva aquilo que o(a) trabalhador(a) deve fazer. Da mesma forma, anote aquilo que ocorre enquanto o(a) operador(a) persegue as prescrições, ou seja, a atividade, presente nas variabilidades, imprevistos e eventos indeterminados, nos aspectos relacionados ao que o trabalhador(a) realmente faz. Após isso, realize uma análise dos fatores que podem estar associados às variabilidades intraindividual e interindividual. Para uma análise mais próxima da realidade, realize perguntas referentes ao trabalho e ao modo como o(a) operador percebe o seu trabalho. Para ajudá-lo(a) nessa tarefa, você pode utilizar a tabela a seguir. Caso tenha alguma dúvida, retome os conceitos descritos no capítulo.

 

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